Desvios de Ponte


O que são desvios de ponte?

Alguns Provedores de Internet (ISPs, do inglês Internet Service Providers) tentam impedir usuários de acessar a rede Tor através do bloqueio de conexões com desvios do Tor já conhecidos. Desvios de ponte (ou pontes, na abreviação) são desvios que ajudam tais usuários censurados a acessar a rede Tor. Diferentemente de outros desvios do Tor, pontes não são listadas nos mesmos diretórios publicos que desvios comuns. Uma vez que não há lista pública completa deles, mesmo que o seu ISP esteja filtrando todas as conexões conhecidas de desvios do Tor, eles dificilmente serão capazes de bloquear todas as pontes.

Como eu encontro um desvio de ponte?

Existem dois modos principais de descobrir um endereço de ponte:

  1. Fazer com que amigos mantenham pontes particulares para você
  2. Usar algumas das pontes públicas

Para usar pontes particulares, peça aos seus amigos que executem o Vidalia e o Tor em uma área não censurada da Internet, e cliquem em Ajudar usuários censurados na Página de Configurações de Desvios. Depois eles devem te enviar de maneira privada o endereço de Ponte indicado na linha na base da página de Desvio. Diferentemente de executar um desvio de saída, executar um desvio de ponte simplesmente passa dados de e para a rede Tor, então não deveria expor o operador a quaisquer reclamações de abuso.

Voce pode encontrar endereços de pontes públicas acessando https://bridges.torproject.org. As respostas que você encontra nesta página irão mudar periodicamente, então verifique novamente em intervalos de alguns dias se precisar de mais pontes. Outro modo de se encontrar endereços de pontes públicas é enviando um e-mail para bridges@torproject.orgget bridges apenas, no corpo do mail. Entretanto, para podermos tornar mais difícil para um invasor aprender muitos endereços de ponte, você deve enviar esse pedido através de uma conta Gmail.

Configurar mais de um endereço de ponte fará da sua conexão mais estável, caso a ligação com alguma das pontes se perca.